Diferença entre Curadores e Marchand e Galeristas
Diferença entre Curadores e Marchand e Galeristas.
✓ Curadores:
Em linhas gerais, a curadoria de arte tem como objetivo cuidar do patrimônio artístico de uma coleção de obras de arte e protegê-la. Seja em exposições fixas nos diversos centros culturais e museus, seja em mostras particulares ou itinerantes, o curador é responsável por organizar toda a experiência vivida pelo público, independentemente do tipo de exibição.
Versado nas áreas artísticas e históricas, entre outras, os curadores organizam e se preocupam com que as exposições transmitam os valores e expressões mais profundos de seus artistas, além de organizar e apresentar os materiais referentes à exibição, para que seus visitantes e apreciadores tenham um ótimo entendimento dos contextos históricos e culturais nos quais as manifestações e processos artísticos se desenvolveram.
✓Marchand
Um marchand, por sua vez, é o profissional direcionado a apresentar as obras de arte a potenciais compradores. Eles atuam como intermediários, ligando os compradores interessados aos donos da obra — que podem ser clientes privados ou galerias de arte.
Existente desde o século XVII, na França, o marchand cumpria a função de atravessador comercial entre pintores e compradores, o que garantia mais tempo disponível para os artistas se dedicarem às suas obras.
✓Galerista
O papel do galerista é um dos mais importantes do mundo da arte, em uma função que mistura a adoração pelas obras de arte e conhecimento de negócios.
Um aspecto determinante no sucesso de um galerista é o seu contato com as artes.
Ao possuir uma galeria, geralmente um espaço físico permanente, o galerista trabalha simbioticamente com os artistas que vendem suas obras de arte, os colecionadores e marchands.
Sua importância no campo das artes é tal, que a escolha por determinada obra pode lançar artistas ao sucesso e influenciar toda uma geração de artistas e mercado de artes.
Comentários
Postar um comentário